-
Arquitetos: mmarq arquitectura y urbanismo
- Área: 318 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Mariela Apollonio
-
Fabricantes: Kerakoll, Pamesa
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto envolve a reabilitação e reforma de uma casa localizada em Valência, Espanha, em uma área resiliente como o pomar (L'Horta). O edifício objeto do projeto data do final do século XIX, embora haja elementos que fazem parte do conjunto declarado BRL (Bienes de Relevancia Local - bens de relevância local), que são do século XIII. Se há algo característico desta casa, pelo menos em suas fachadas e elementos mais visíveis do pomar, é que suas paredes são construídas com pedra aparente, tem um caráter distinto do restante do complexo, e que foi preservado desde o início de nosso projeto.
O objetivo da reforma é manter o espírito da casa de pomar, valorizando seus elementos tradicionais mais característicos, incorporando elementos contemporâneos para alcançar o conforto da casa, fazendo uma intervenção que visa ser sensível e respeitosa do valor histórico das preexistências, e ao mesmo tempo quer garantir a qualidade do habitat, baseado em um bom projeto bioclimático e com critérios de eficiência ecológica e energética.
O layout interno da casa é adaptado às necessidades atuais de seus habitantes, estabelecendo um programa abrangente de habitação atual e funcional sem sacrificar sua essência original. Os espaços são claramente definidos, mas também são mais abertos e luminosos.
Na casa, houve vários desafios a serem resolvidos devido ao estado precário de conservação de uma das alas do edifício, o que obrigou a substituição de alguns fechamentos pelos atuais, mas incorporando acabamentos que fossem respeitosos das partes originais do edifício. O alto nível de umidade nos edifícios existentes no pomar exigiu a instalação de vários controles passivos, sistemas de secagem e aeração para mitigá-lo. O tratamento da água é essencial nesse tipo de casa, pois requer o cumprimento do ciclo da água sem afetar o meio ambiente.
O pátio assume o centro do palco e a vida, tornando-se um ponto focal para onde os principais espaços da casa se voltam. Projetamos a moradia para um novo hóspede do pomar, para que ele não sofra com as carências que muitas vezes sofrem essas casas, como a falta de isolamento, a ausência de ar condicionado e a alta umidade. Ele também terá as mesmas comodidades e conforto na casa que aqueles que vivem em uma casa unifamiliar ou em um edifício residencial atual, mas com uma qualidade de vida e valores paisagísticos, culturais e ambientais muito mais elevados, pois estão localizados no meio do pomar.